Freitag, 9. März 2018

Paulo Evaristo Arns: Zeugnisse und Erinnerungen an den Kardinal der Armen

DOM PAULO: TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS 
SOBRE O CARDEAL DOS POBRES

Editores: 
Agenor Brighenti / Juan José Tamayo

São Paulo, Brasil: 
Paulinas 2018, 
320 pp., fotografiás
Coleção: Sal e Luz --- ISBN: 978-8535643619 ---

Zur Erinnerung an Paulo Evaristo Arns
(
1921 - 2016) 
erschien im Frühjahr 2018 eine Dokumentation zu diesem
 bedeutenden Kämpfer für die Menschenrechte und für eine Kirche, die bedingungslos auf der Seite der Armen steht. Der Kardinal der Armen ist nicht nur zu einem Leuchtturm für die Demokratie in  Brasilien und für eine befreiende Theologie in der Katholischen Kirche geworden, sondern zu einem Mahner weltweiter gemeinsamer Verantwortung.
In dem genannten Buch sind Zeugnisse und Erinnerungen von Mitarbeitern, Freunden und Bewunderern zusammengestellt. Es wäre sehr zu wünschen, dass bald eine deutsche Übersetzung erschiene. 

Verlagsinformation mit deutschen Überschriften
Einleitung: Vaticanum II, Befreiungstheologie und die Wirkung  von Dom Paulo
Este livro é um tributo a um dos personagens singulares da Igreja Católica no Brasil, de quem se vai falar por séculos. Mesmo em sua ausência, ele continuará inspirando processos pastorais, na perspectiva da renovação do Vaticano II e da tradição libertadora latino-americana, tal como o fez desde a década de 1970, até seu último dia como arcebispo de São Paulo. Sua páscoa recente suscitou reações de amigos, colaboradores e admiradores, que mereciam e precisavam ser registradas e divulgadas como um tributo a sua memória e gratidão por sua profícua obra. A estrutura da obra contempla quatro partes.

1. Teil:  Texte der Weihbischöfe von Dom Paulo sowie von befreundeten Theologen
A primeira parte reúne pronunciamentos de bispos auxiliares de Dom Paulo e de teólogos, que põem em relevo, particularmente, seu ministério episcopal. Dos bispos auxiliares de Dom Paulo, estão recolhidos textos de Dom Mauro Morelli e de Dom Angélico Sândalo Bernardino. Dentre os teólogos, estão os tributos de Frei Betto, Leonardo Boff, Agenor Brighenti, Antônio Manzatto, Juan José Tamayo, Eduardo de la Serna, e a entrevista de Fernando Altemeyer Júnior e Júlio Lancelotti.
2. Teil: Ausführungen engagierter Christen
zur Arbeit Dom Paulos 
Catedral da Sé - São Paulo

und zu seinem Kampf für Menschenrechte und Demokratie (in Brasilien) 

A segunda parte do livro recolhe pronunciamentos de intelectuais e militantes cristãos, que colocam em destaque, principalmente, o trabalho de Dom Paulo em prol da defesa e da promoção dos direitos humanos, em especial ante a ditadura militar.
Nesta perspectiva, estão o testemunho de
Adolfo Pérez Esquivel, Fábio Konder Comparato e do missionário espanhol na Amazônia, Luís Miguel Modino.
3. Teil: Presseberichte zu Leben und Werk von Dom Paulo
A terceira parte do livro reúne ecos da grande imprensa, que expressam a repercussão da vida e da obra de Dom Paulo para além das fronteiras eclesiais. Selecionamos os textos de
Pedro Del Picchia (Folha de São Paulo), Mauro Lopes (Outras Palavras), Camila Moraes (Jornal El País), Redação de O Globo, Redação de CartaCapital e de Clovis Rossi (Portal UOL).
4. Teil: Biografische Berichte und Zeugnisse von Zeitgenossen und MitarbeiterInnen
A quarta parte do livro traz dados da biografia de Dom Paulo, com testemunhos de pessoas que conviveram com ele, conhecendo-o no cotidiano. Primeiramente, uma irmã dele,
Otília Arns, relata episódios só conhecidos por familiares, com detalhes curiosos que mostram a grandeza de uma vida baseada na simplicidade e na busca da realização de grandes ideais. Na sequência, estão registros únicos da secretária do arcebispo durante todo o período do exercício de seu ministério em São Paul
o - Maria Ângela Borsoi
Vollständige bibliografische Liste der Werke von und über Dom Paulo mit ergänzender Biografie
Também foi ela quem revisou e completou a lista da bibliografia "de" e "sobre" Dom Paulo, assim como catalogou as fotos recolhidas neste livro, dentre as mais de nove mil guardadas no acervo de Dom Paulo, nos arquivos da Cúria da Arquidiocese. Segue o testemunho da
Irmã Maria Flora Anderson, colaboradora próxima de Dom Paulo, mostrando como ele marcou a vida de tanta gente. Depois vêm os registros de Fernando Altemeyer Júnior, que por anos foi uma espécie de porta-voz do arcebispo junto aos meios de comunicação. E, finalmente, concluindo a seção biográfica, uma biografia, quase completa e exaustiva, feita por um confrade de Dom Paulo, Frei Clarêncio Neotti, que recolhe uma grande quantidade de dados preciosos de uma vida quase secular.
Bedeutende und markante Fotos befinden sich am Schluss jedes einzelnen Teils dieses Kardenals der Hoffnung und des Verteidigers der Armen.
Ao final de cada parte, há fotos significativas e marcantes da vida e trajetória do Cardeal da Esperança, amigo e defensor dos pobres.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen